Calha do Corvo

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Corvo e a evolução das tecnologias


Nos dias de hoje poucos são aqueles que conseguem resistir à tentação das TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente: computadores, internet, facebook, telemóveis, mp3, mp4, fotografia digital, etc. Na última década constatou-se um verdadeiro boom na concepção e proliferação desses meios tecnológicos no mundo inteiro e em Cabo Verde em particular. Realmente as tecnologias conseguem transpor barreiras e chegar em lugares dantes inimagináveis.
Corvo, uma pequena aldeia do interior de Santo Antão encravada e escondida entre as montanhas e acima de tudo um lugar sem estrada de acesso automóvel, não ficou à trás e vem seguindo e acompanhando a par e passo a evolução das TIC’s.
Actualmente no Corvo já se pode assistir um Manchester United vs Chelsea, um Barcelona vs Real Madrid ou Porto vs Benfica em directo e em alta definição (HD) através da SPORT TV, pode-se igualmente ter o prazer de desfrutar as belezas, os encantos e mistérios da natureza, pelo canal ODISSEIA, e ainda acompanhar na hora certa os acontecimentos político, social e económicos do mundo através dos canais noticiosos internacionais, imagine!
Os adultos ou pessoas idosas nascidas e criadas no Corvo que antes conheciam a luz só pelo candeeirinho de petróleo ou pela cafuca, imaginem, eles agora até acompanham as telenovelas da SIC e da RECORD.
Mas a evolução das tecnologias no Corvo não fica só pela televisão, dos poucos jovens que ainda residem aí, já vão se adquirindo os seus computadores portáteis, leitores de mp3 e outros materiais informáticos que são usados para tocar música nas festas e convívios, jogar vídeo games, ver filmes e clips, passar fotografias, etc., até os DJ das festas já utilizam softwares modernos, como o Virtual DJ, Jet audio, Nero e outros programas.
No Corvo algumas pessoas vão se aderindo aos telemóveis mesmo sabendo que o sinal da rede móvel aí é deficitário. A juventude também vai aderindo às redes sociais da internet, nomeadamente o facebook, hotmail, para comunicação e entretenimento, mas isto só quando deslocam à cidade.

Então podemos observar que Corvo está conectado ao mundo das tecnologias, a única modernidade que não chegou e que é o grande obstáculo dos moradores e visitantes do Corvo é a tão falada e sonhada estrada de carro. A agricultura moderna já foi lançada com rega gota-gota, a fabricação do grogue é normal como nos outros vales de Santo Antão e até o turismo tem dado sinais de prosperidade. Os produtos agrícolas e mercadorias continuam a ser transportados pelas pessoas e por animais (mulas, burros), de vez em quando algumas pessoas atrevem a transportar pelo mar através de botes, mas é um perigo.
Finalizando o texto, fica a esperança de uma estrada de carro no Corvo, mas é provavelmente uma promessa de futuras gerações.

Sem comentários: